Centro comunitário Pe. Guilherme Waessen.

Elabrado por: Ana Cartaxo Aderaldo (Nanza) em 1965/67

O centro comunitário Pe. Guilherme Waessen foi fundado na década de 60 onde antes funcionava o centro paroquial nossa vivenda. o centro social que naquela época ajudou em muito a população do bairro Dias Macedo. o centro foi instalado por iniciativa de D. Luce Macedo que, ensinando o catecismo às crianças do bairro, concluiu que pela necessidade de um atendimento de maior amplitude, que atingisse a comunidade integralmente. para tanto, recorreu a escola de serviço social de fortaleza, destacando a estagiária Ane Lore para o inicio do trabalho.

por: Ana Cartaxo Aderaldo (Nanza) em 1965/67

uma experiência com o grupo de pais de uma comunidade trabalho de conclusão de curso apresentado a escola de serviço social de fortaleza agregado à universidade federal do ceara, obtenção do titulo de assistente social

carta de Parsifal Barroso,

Carta a uma assistente social cuja substancia humana conheço sob o nome de Nanza, por ser compadre seu e amigo, cujo a capacidade técnico-profissional me foi revelada agora, através de sua experiência social como Ana Cartaxo Aderaldo, em convivência com o grupo de pais da da comunidade do Dias Macedo, em 1965/67, a fim de obter a sua graduação na Escola de serviço social de fortaleza.

Do estudo elaborado naquela época conclui que:

Conceito antigo

O termo comunidade evoluiu de concepção simples para uma conceituação mais complexa originariamente, significava uma área geográfica onde residia um aglomerados de pessoas de que se dedicavam a diversas atividades, mas preocupando-se, cada uma delas, apenas com seus próprios interesses.

O centro comunitário Pe. Guilherme Waessen desde a década 60. Antes funcionava o centro paroquial nossa vivenda. No empenho de formar cidadãos e preparando para a vida, vem desde o inicio da década de 60 contando basicamente grande Ajuda de alguns colaboradores e todo esse trabalho em prol de melhorias para toda a comunidade O centro social que naquela época ajudou em muito a população do bairro dias macedo.

O centro foi instalado po iniciativa De D. Luce Macedo que, ensinando o catecismo às crianças do bairro, concluiu que pela necessidade de um atendimento de maior Amplitude, que atingisse a comunidade Intregralmente. para tanto, recorreu a escola de serviço social de fortaleza, destacando A estagiária Ane lore para o inicio do trabalho. Foi no dia 05 de Junho de 1960 foi realizada sua primeira reunião, em precárias condições materiais e eram grandes as dificuldades encontradas do centro social do bairro Dias Macedo.

Apesar dos percalços, muitos melhoramentos trouxeram `a comunidade tanto como de ordem material com de espiritual e moral. O centro social funcionava em tres turnos, o organograma do centro social movimentava vários setores procurando abranger toda comunidade e suprir as suas necessidades básicas.

Setor escolar: ensino primário, merenda escolar, grupo de professores, pelotão de saúde, teatro de fantoches, conselho de pais e mestres setor de jovens grupos esportivos, grupo de escoteiros e o jornal “a voz da comunidade” setor de trabalho grupos de iniciação profissional, artesanato, posto de abastecimento, grupo de pais dia 24/10/2009 A Fundação Círculo Operário e trabalhadores de São José fundado em 29 de junho de 1913 pela Arquidiocese pelo Padre alemão Guilherme Waessen

Por: Ana Cartaxo Aderaldo (Nanza) em 1965/67 Uma experiência com o grupo de pais de uma comunidade Trabalho de conclusão de curso apresentado a escola de serviço social de fortaleza Agregado à universidade federal do Ceara, para obtenção do titulo de assistente social Carta de Parsifal Barroso, Carta a uma assistente social cuja substancia humana conheço sob o nome de Nanza, Por ser compadre seu e amigo, cujo a capacidade técnico-profissional me foi revelada Agora, através de sua experiência social como Ana Cartaxo Aderaldo, em convivência com o grupo de pais da da comunidade do Dias Macedo, em 1965/67, a fim de obter a Sua graduação na Escola de serviço social de fortaleza.

Do estudo elaborado naquela época conclui que: conceito antigo O termo comunidade evoluiu de concepção simples para uma conceituação mais complexa originariamente, significava uma área geográfica onde residia um aglomerados de pessoas de que se dedicavam a diversas atividades, mas preocupando-se, cada uma delas, apenas com seus próprios interesses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X