Quaresma

” Q U A R E S M A ” ! ! ” QUEM DENTRE VÓS NAO TIVER PECADO, SEJA O PRIMEIRO A ATIRAR-LHE UMA PEDRA ” V DOMINGO DA QUARESMA, PRESIDIU A CELEBRAÇÃO PADRE ” ROBÉRIO ” E CONCELEBROU O SEMINARISTA ” ALEX ” COMUNIDADE SAGRADA FAMILIA EM DIAS MACEDO. FOTOS E VIDEOS DE : @edilsonaguiardm

 

O que é a Quaresma:

Segundo a Carta Apostólica do Papa Paulo VI, a Quaresma tem seu início na Quarta-feira de Cinzas e termina antes da Missa Lava-pés, na Quinta-feira Santa. Em 2022, a quaresma começará no dia 2 de março e terminará no dia 14 de abril.

Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e a conversão espiritual. Normalmente se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Durante a Quaresma a Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simboliza tristeza e dor. A quarta feira de cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade.

É costume serem realizadas missas onde os fiéis são marcados na testa com cinzas. Essa marca normalmente permanece na testa até o pôr do sol. Esse simbolismo faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.

Na Bíblia, o número quarenta é frequentemente citado, para representar períodos de 40 dias ou 40 anos, que antecedem ou marcaram fatos importantes. Alguns exemplos mais conhecidos são:

  • 40 dias de dilúvio da Arca de Noé;
  • 40 dias de Moisés no Monte Sinai;
  • 40 dias de Jesus no deserto, antes do início do seu ministério;
  • 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X